sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CEM ANOS DE JORGE AMADO 10/08/2012

    
 Hoje é dia de festa no mundo da Literatura: há exatos 100 anos, nascia na cidade de Itabuna o escritor Jorge Amado. O baiano  escreveu clássicos que ultrapassam gerações, como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres”, entre outros. Narrador de histórias da antiga Bahia, Jorge foi adaptado para a televisão, o teatro e o cinema e teve seus livros traduzidos em mais de 50 idiomas.
    Jorge Amado é o escritor brasileiro com maior número de obras adaptadas para o audiovisual. Sua parceria com a sétima arte teve início em 1948, quando sua obra Terras sem fim ganhou as telas com a adaptação intitulada Terra Violenta, protagonizada por Anselmo Duarte.
      Cem anos depois do nascimento, onze anos após a sua morte, Jorge Amado é um dos autores brasileiros mais vendidos de sempre (apenas ultrapassado por Paulo Coelho) e também dos mais admirados pelos leitores de hoje: num estudo publicado em março pelo Instituto Pró-Livro, do Brasil, Amado aparece em terceiro lugar, a seguir a Monteiro Lobato (de O Sítio do Picapau Amarelo) e a Paulo Coelho, e à frente de nomes como Machado de Assis, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. 

Um comentário:

Eusa disse...

Oi Célia, gostei muito do seu blog e as informações sobre Jorge Amado. Se fosse possível, gostaria que você me ajudasse, postando atividades sobre o livro Gabriela, Cravo e Canela, para o ensino fundamental. Beijos.