segunda-feira, 25 de março de 2013

SEMANA SANTA


     A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. 
     Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo. 
     Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas. Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram. Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

COMEMORAÇÕES  DURANTE A SEMANA SANTA

  •   Domingo de Ramos 

           É a solene abertura da Semana Santa e a festa litúrgica que celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Em procissão, os fiéis levam consigo ramos de oliveiras ou palmeiras, costume que originou o nome da celebração. Durante a missa solene, a festa muda de caráter, e a Igreja celebra a paixão de Cristo. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém no intuito de celebrar a Páscoa judaica com seus discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado em um jumentinho – em sinal de humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao filho de Davi!”
  • Quinta-Feira Santa:
       Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.
  • Sexta-Feira Santa:
    À tarde apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.
  • Sábado Santo:
     A igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.
  • Domingo de Páscoa:
     Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte.
A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada.
 Por isso dizemos que a Páscoa é renascimento!

 Que seu renascimento seja de esperanças, amor e paz!

Nenhum comentário: