terça-feira, 25 de agosto de 2009

DEZ PECADOS DA LÍNGUA
Dez erros que, de acordo com a norma padrão da língua, comprometem a vida social e as pretenções profissionais de qualquer um.
01) Houveram problemas.
"houve" problemas. Haver no sentido de existir, é sempre impessoal.
02) Se ele dispor de tempo.
É erro grave conjugar de forma regular os verbos derivados de ter, vir e por. Neste caso, o certo é "dispuser"
03) Espero que ele seje feliz e Vieram menas pessoas.
Dois erros inadmissíveis. A conjugação "seje" não existe. E "menos" não concorca com o substantivo, pois é adivérbio e não adjetivo.
04) Ela ficou meia nervosa.
"Meio" nervosa. Os advérbios não têm concordância de gênero.
05) Segue anexo duas cópias do contrato.
Atenção para a concordância verbal e nominal: "seguem anexas
06) Esse assunto é entre eu e ela.
depois de preposição, pronome oblíquo tônico: entre mim e ela.
07) A professora deu um trabalho para mim fazer.
Antes de verbo, usa-se o pronome pessoal, e não o oblíquo: para "eu" fazer
08) Fazem dois meses que ele não aparece.
O verbo fazer indicando tempo é impessoal: "faz" dois meses
09) Vou estar providenciando o seu pagamento.
O chamado gerundismo não chega a ser erro gramatical, mas é um vício insuportável. "Vou providenciar é mais elegante.
10) O problema vai ser resolvido a nível de empresa.
O febrão "a nível de" parece ter passado,mas ainda há quem utilize essa expressão pavorosa. Na frase em questão, "na" ou "pela" empresa são mais exatos e elegantes.

Um comentário:

krika disse...

razer em vê-la no linguagem. Tentei postar no recados,mas fiquei na dúvida...então estoua qui...
Ofereço meus selos CATIVA-ME E CORRENTE DIDÁTICA e meu link tb.